Na Educação Infantil
·
Falar tardiamente
·
Dificuldade para pronunciar alguns fonemas
·
Demorar a incorporar palavras novas ao seu
vocabulário
·
Dificuldade para rimas
·
Dificuldade para aprender cores, formas, números e
escrita do nome
·
Dificuldade para seguir ordens e seguir rotinas
·
Dificuldade na habilidade motora fina
·
Dificuldade de contar ou recontar uma história na
seqüência certa
·
Dificuldade para lembrar nomes e símbolo
Na Classe de Alfabetização e 1ª série do Ensino
Fundamental
·
Dificuldade em aprender o alfabeto
·
Dificuldade no planejamento motor de letras e
números
·
Dificuldade para separar e sequenciar sons (ex: p –
a – t – o )
·
Dificuldade com rimas (habilidades auditivas)
·
Dificuldade em discriminar fonemas homorgânicos
(p-b, t-d, f-v, k-g, x-j, s-z)
·
Dificuldade em seqüência e memória de palavras
·
Dificuldade para aprender a ler, escrever e
soletrar
·
Dificuldade em orientação temporal (ontem – hoje –
amanhã, dias da semana, meses do ano)
·
Dificuldade em orientação espacial (direita –
esquerda, embaixo, em cima...)
·
Dificuldade na execução da letra cursiva
·
Dificuldade na preensão do lápis
·
Dificuldade de copiar do quadro
Da 2ª à 8ª série do Ensino Fundamental
·
Nível de leitura abaixo do esperado para sua série
·
Dificuldade na sequenciação de letras em palavras
·
Dificuldade em soletração de palavras
·
Não gostar de ler em voz alta diante da turma
·
Dificuldade com enunciados de problemas matemáticos
·
Dificuldade na expressão através da escrita
·
Dificuldade na elaboração de textos escritos
·
Dificuldade na organização da escrita
·
Podem ter dificuldade na compreensão de textos
·
Podem ter dificuldade em aprender outros idiomas
·
Dificuldade na compreensão de piadas, provérbios e
gírias
·
Presença de omissões, trocas e aglutinações de
grafemas
·
Dificuldade de planejar e organizar (tempo) tarefas
·
Dificuldade em conseguir terminar as tarefas dentro
do tempo
·
Dificuldade na compreensão da linguagem não verbal
·
Dificuldade em memorizar a tabuada
·
Dificuldade com figuras geométricas
·
Dificuldade com mapas
Ensino Médio
·
Leitura vagarosa e com muitos erros
·
Permanência da dificuldade em soletrar palavras
mais complexas
·
Dificuldade em planejar e fazer redações
·
Dificuldade para reproduzir histórias
·
Dificuldade nas habilidades de memória
·
Dificuldade de entender conceitos abstratos
·
Dificuldade de prestar atenção em detalhes ou, ao
contrário, atenção demasiada a pequenos detalhes
·
Vocabulário empobrecido
·
Criação de subterfúgios para esconder sua
dificuldade
Adultos
·
Permanência da dificuldade em escrever em letra
cursiva
·
Dificuldade em planejamento e organização
·
Dificuldade com horários (adiantam-se, chegam tarde
ou esquecem)
·
Falta do hábito de leitura
·
Normalmente tem talentos espaciais (engenheiros,
arquitetos, artistas)
Características Gerais Associadas
·
A emissão oral é comparativamente muito melhor que
do a escrita
·
Atenção limitada e dificuldade em manter-se na
tarefa.