sábado, 1 de maio de 2010

A Elaboração da Avaliação

Em, primeiro lugar é preciso ter em mente que a avaliação é, antes de mais nada, uma ferramente que o auxiliará a levantar os pontos que precisarão ser melhor trabalhados dentro da sua disciplina. É importante identificar a avaliação como uma ferramente de inclusão do aluno no processo de aprendizagem e não o contrário. Segundo Paulo Ronca (1991), a maioria dos alunos:
Só se estuda se tiver prova.
Só se estuda para a prova
Só se estuda se cair na prova.
Só se estuda o que cair na prova

É muito importante que a avaliação contribua para o desenvolvimento das capacidades do aluno. O ideal é que a avaliação esteja de acordo com a realidade vivenciada em sala de aula. A avaliação não precisa ser nem muito fácil, nem muito difícil, mas que possibilite ao professor uma visão real do que o aluno tem conseguido absorver em suas aulas. Precisa ser realista a ponto de premitir ao professor identificar os pontos que ainda carecem de um trabalho mais reforçado dentro de sua disciplina.

Avaliação: construção ou julgamento?