sexta-feira, 11 de março de 2011

VISÃO SÓCIO-INTERACIONISTA DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM




O professor que assume uma visão de ensino aprendizagem, privilegia uma metodologia que favorece a mudança:

• propõe trabalhos ou tarefas cuja resolução seja uma relação de ajuda, que não consista em dar a resposta pronta, mas em saber fazer perguntas desafiadoras e orientadas;

• trata o erro cometido como uma resposta, para a qual a criança não desenvolveu as habilidades suficientes;

• cria alguma forma de observar e avaliar o desenvolvimento potencial;

• trata o conteúdo de cada disciplina como algo de que o aluno deve se apropriar por meio de atividades adequadas, considerando os diversos tipos de interações da criança como meio, seu conteúdo subjetivo, sua história de vida;

• propõe trabalhos diversificados, uma vez que a Zona de Desenvolvimento Proximal pode variar de aluno para aluno;

• enfatiza, enfim, o diálogo, o debate, a troca de idéias, a participação

NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO SÓCIO-INTERACIONISTA (VYGOTSKY)


Para aprendermos algo, temos que estar emergidos em um meio, onde nos possibilite, o contato com aquilo que queremos aprender. “O ser humano cresce num ambiente social e a interação com outras pessoas é essencial ao seu desenvolvimento”. Por isso, Vygotsky dividiu os níveis de desenvolvimento da seguinte forma:

• desenvolvimento real: é o já adquirido ou completado (a criança faz sozinha);

• desenvolvimento potencial: é a capacidade de aprender com ajuda de outra pessoa.

Esta capacidade de aprender, é chamada de Zona de Desenvolvimento Proximal e consiste na distância entre os níveis de desenvolvimento real e o potencial. Cabe ao professor, identificar os dois níveis para ajudar a criança a desenvolver sua potencialidade de aprender, orientando-se pelo nível de desenvolvimento real.
A prática pedagógica é o reflexo do conceito que o professor tem do ser humano, da sociedade, da educação, etc. Assim, a metodologia de alguém que vê o homem como ser passivo, tende a não propor desafios, fornecendo respostas prontas; não estimula a discussão e prefere o silêncio.

VYGOTSKY E O SÓCIO-INTERACIONISMO

O termo sociointeracionismo (ou, como preferem alguns especialistas socioconstrutivismo) é usado para fazer distinção entre a corrente teórica de Vygotsky e o construtivismo de Jean Piaget. Ambos são construtivistas em suas concepções do desenvolvimento intelectual. Ou seja, sustentam que a inteligência é construída a partir das relações recíprocas do homem com o meio. Os dois se opõem tanto à teoria empirista (para a qual a evolução da inteligência é produto apenas da ação do meio sobre o indivíduo) quanto á concepção racionalista (que parte do princípio de que já nascemos com a inteligência pré-formada). Para o ser humano, segundo Vygotsky, o meio é sempre revestido de significados culturais.

Significados estes que, só são aprendidos com a participação dos mediadores. O fator cultural, básico para Vygostky, e pouco enfatizado por Piaget, é a diferença central entre os dois teóricos construtivistas. Ambos divergem também quanto à seqüência dos processos de aprendizagem e de desenvolvimento mental.

Para Vygotsky, é o primeiro que gera o segundo. Em suas palavras, “o aprendizado adequadamente organizado resulta em desenvolvimento mental e põe em movimento vários processos de desenvolvimento que, de outra forma, seriam impossíveis”. Piaget, ao contrário, defende que é o desenvolvimento progressivo das estruturas intelectuais que nos torna capazes de aprender (“fases pré- operatória” ou “lógico-formal”).

Segundo Vygotsky, as funções do desenvolvimento da criança começam no âmbito social, desde o seu nascimento, assim como o aprendizado. Todo conceito trabalhado na escola apresenta um grau de experiência anterior, desta forma, aprendizado e desenvolvimento estão inter-relacionados.