Na Educação Infantil
·       
Falar tardiamente
·       
Dificuldade para pronunciar alguns fonemas
·       
Demorar a incorporar palavras novas ao seu
vocabulário
·       
Dificuldade para rimas
·       
Dificuldade para aprender cores, formas, números e
escrita do nome
·       
Dificuldade para seguir ordens e seguir rotinas
·       
Dificuldade na habilidade motora fina
·       
Dificuldade de contar ou recontar uma história na
seqüência certa
·       
Dificuldade para lembrar nomes e símbolo
Na Classe de Alfabetização e 1ª série do Ensino
Fundamental
·       
Dificuldade em aprender o alfabeto
·       
Dificuldade no planejamento motor de letras e
números
·       
Dificuldade para separar e sequenciar sons (ex: p –
a – t – o )
·       
Dificuldade com rimas (habilidades auditivas)
·       
Dificuldade em discriminar fonemas homorgânicos
(p-b, t-d, f-v, k-g, x-j, s-z)
·       
Dificuldade em seqüência e memória de palavras
·       
Dificuldade para aprender a ler, escrever e
soletrar
·       
Dificuldade em orientação temporal (ontem – hoje –
amanhã, dias da semana, meses do ano)
·       
Dificuldade em orientação espacial (direita –
esquerda, embaixo, em cima...)
·       
Dificuldade na execução da letra cursiva
·       
Dificuldade na preensão do lápis
·       
Dificuldade de copiar do quadro
Da 2ª à 8ª série do Ensino Fundamental
·       
Nível de leitura abaixo do esperado para sua série
·       
Dificuldade na sequenciação de letras em palavras
·       
Dificuldade em soletração de palavras
·       
Não gostar de ler em voz alta diante da turma
·       
Dificuldade com enunciados de problemas matemáticos
·       
Dificuldade na expressão através da escrita
·       
Dificuldade na elaboração de textos escritos
·       
Dificuldade na organização da escrita
·       
Podem ter dificuldade na compreensão de textos
·       
Podem ter dificuldade em aprender outros idiomas
·       
Dificuldade na compreensão de piadas, provérbios e
gírias
·       
Presença de omissões, trocas e aglutinações de
grafemas
·       
Dificuldade de planejar e organizar (tempo) tarefas
·       
Dificuldade em conseguir terminar as tarefas dentro
do tempo
·       
Dificuldade na compreensão da linguagem não verbal
·       
Dificuldade em memorizar a tabuada
·       
Dificuldade com figuras geométricas
·       
Dificuldade com mapas
Ensino Médio
·       
Leitura vagarosa e com muitos erros
·       
Permanência da dificuldade em soletrar palavras
mais complexas
·       
Dificuldade em planejar e fazer redações
·       
Dificuldade para reproduzir histórias
·       
Dificuldade nas habilidades de memória
·       
Dificuldade de entender conceitos abstratos
·       
Dificuldade de prestar atenção em detalhes ou, ao
contrário, atenção demasiada a pequenos detalhes
·       
Vocabulário empobrecido
·       
Criação de subterfúgios para esconder sua
dificuldade
Adultos
·       
Permanência da dificuldade em escrever em letra
cursiva
·       
Dificuldade em planejamento e organização
·       
Dificuldade com horários (adiantam-se, chegam tarde
ou esquecem)
·       
Falta do hábito de leitura
·       
Normalmente tem talentos espaciais (engenheiros,
arquitetos, artistas)
Características Gerais Associadas
·       
A emissão oral é comparativamente muito melhor que
do a escrita
·       
Atenção limitada e dificuldade em manter-se na
tarefa.

Nenhum comentário:
Postar um comentário