domingo, 21 de abril de 2013

Sinais Comuns à Dislexia


Sinais Comuns de Dislexiahttp://www.andislexia.org.br/imgs/iconeHomeG.png
Na Educação Infantil
·        Falar tardiamente
·        Dificuldade para pronunciar alguns fonemas
·        Demorar a incorporar palavras novas ao seu vocabulário
·        Dificuldade para rimas
·        Dificuldade para aprender cores, formas, números e escrita do nome
·        Dificuldade para seguir ordens e seguir rotinas
·        Dificuldade na habilidade motora fina
·        Dificuldade de contar ou recontar uma história na seqüência certa
·        Dificuldade para lembrar nomes e símbolo
Na Classe de Alfabetização e 1ª série do Ensino Fundamental
·        Dificuldade em aprender o alfabeto
·        Dificuldade no planejamento motor de letras e números
·        Dificuldade para separar e sequenciar sons (ex: p – a – t – o )
·        Dificuldade com rimas (habilidades auditivas)
·        Dificuldade em discriminar fonemas homorgânicos (p-b, t-d, f-v, k-g, x-j, s-z)
·        Dificuldade em seqüência e memória de palavras
·        Dificuldade para aprender a ler, escrever e soletrar
·        Dificuldade em orientação temporal (ontem – hoje – amanhã, dias da semana, meses do ano)
·        Dificuldade em orientação espacial (direita – esquerda, embaixo, em cima...)
·        Dificuldade na execução da letra cursiva
·        Dificuldade na preensão do lápis
·        Dificuldade de copiar do quadro
Da 2ª à 8ª série do Ensino Fundamental
·        Nível de leitura abaixo do esperado para sua série
·        Dificuldade na sequenciação de letras em palavras
·        Dificuldade em soletração de palavras
·        Não gostar de ler em voz alta diante da turma
·        Dificuldade com enunciados de problemas matemáticos
·        Dificuldade na expressão através da escrita
·        Dificuldade na elaboração de textos escritos
·        Dificuldade na organização da escrita
·        Podem ter dificuldade na compreensão de textos
·        Podem ter dificuldade em aprender outros idiomas
·        Dificuldade na compreensão de piadas, provérbios e gírias
·        Presença de omissões, trocas e aglutinações de grafemas
·        Dificuldade de planejar e organizar (tempo) tarefas
·        Dificuldade em conseguir terminar as tarefas dentro do tempo
·        Dificuldade na compreensão da linguagem não verbal
·        Dificuldade em memorizar a tabuada
·        Dificuldade com figuras geométricas
·        Dificuldade com mapas
Ensino Médio
·        Leitura vagarosa e com muitos erros
·        Permanência da dificuldade em soletrar palavras mais complexas
·        Dificuldade em planejar e fazer redações
·        Dificuldade para reproduzir histórias
·        Dificuldade nas habilidades de memória
·        Dificuldade de entender conceitos abstratos
·        Dificuldade de prestar atenção em detalhes ou, ao contrário, atenção demasiada a pequenos detalhes
·        Vocabulário empobrecido
·        Criação de subterfúgios para esconder sua dificuldade
Adultos
·        Permanência da dificuldade em escrever em letra cursiva
·        Dificuldade em planejamento e organização
·        Dificuldade com horários (adiantam-se, chegam tarde ou esquecem)
·        Falta do hábito de leitura
·        Normalmente tem talentos espaciais (engenheiros, arquitetos, artistas)
Características Gerais Associadas
·        A emissão oral é comparativamente muito melhor que do a escrita
·        Atenção limitada e dificuldade em manter-se na tarefa.



Nenhum comentário: