quinta-feira, 28 de abril de 2011

Os 10 mandamentos do professor.
1. Planeje suas aulas tendo em mente que muitas vezes este planejamento pode ser alterado. Seja flexível e criativo.
2. Procure conhecer de perto seu aluno, pois suas aulas dependem deste conhecimento prévio. Não adianta falar em alimentação saudável para aqueles que não tem o que comer em casa.
3. Faça tudo muitas vezes, repita sempre que necessário e das mais diversas formas, atento a tudo e a todos.
4. Estude muito, para poder ensinar bem. Somente quem sabe o que está falando consegue mediar o conhecimento com segurança.
5. Coloque-se no lugar do aluno quando estiver idealizando suas aulas. Pense no quanto deve ser cansativo ficar horas ouvindo e ouvindo.
6. Estabeleça prioridades na sala. A partir de onde eu começo? Quais as dificuldades mais eminentes?
7. Pesquise em várias fontes, pesquisar é a palavra de ordem.
8. Use vários métodos de trabalho, pesquisa em grupo, aulas expositivas, seminários, roda de conversa.
9. Não tenha vergonha de pedir ajuda sempre que precisar. Professor bom é aquele que jamais fica com uma dúvida para si mesmo.
10. Registre, registre e registre. O professor precisa acostumar-se a registrar as coisas boas que realiza em sala e divulgar sempre!

Leila Bambino (Educadora e Psicopedagoga Clínica

O CONSELHO DE CLASSE NÃO É:
Lugar para desabafos e brigas
Tribunal
Momento de "crucificar" os "maus alunos"
Lugar de rotular os alunos

O CONSELHO DE CLASSE É:
Momento de avaliar a metodologia
Levantar dados relevantes sobre a aprendizagem
Repensar a prática
Compartilhar

O Conselho de Classe

O conselho de Classe é um instrumento de grande valor para a reflexão da prática pedagógica e do trabalho docente de uma escola. É também o espaço adequado para se fazer observações sobre avanços e dificuldades do aluno, por disciplina. É um momento oportuno para uma auto-avaliação também. Geralmente, o professor usa esse momento para queixas ou acusações contra aqueles alunos mais "trabalhosos", entretanto, esse é um momento para avaliar até que ponto a metodologia utilizada está sendo eficaz.   Discutir e avaliar com a equipe as possibilidades de fazer mudanças significativas para melhorar as condições de ensino em decorrência dos resultados obtidos. O Conselho de Classe poderá se constituir num espaço importante para o levantamento de indicadores relevantes da praxis educacional e até para repensar a organização da escola.