As técnicas para ensinar....
«Uma das palavras que com
frequência vem à baila, quando
se fala em como ensinar
disléxicos, é a palavra
multissensorial: tentar
apresentar informações
utilizando mais do que um
canal. Se conseguirmos fazer
com que a criança seja
visualmente estimulada (para
que possa ver a informação), e
ao mesmo tempo receba
também estímulos auditivos e
quinestésicos, nomeadamente
tácteis... serão maiores as
probabilidades da informação
chegar ao cérebro».
(Vídeo: Dr. Steve Chinn)
"As técnicas para ensinar
crianças com dislexia devem
incluir:
– um ensino multissensorial
que recorra ao tacto, ao
movimento e à cor como
canais a explorar para além
da audição e da visão
– repetir e sublinhar tudo
quanto seja informação
nova, várias vezes antes de
avançar. Chama-se a isto
sobreaprendizagem
– ajudar as crianças a fazer
aquilo que conseguem fazer
bem, elogiando-as quando
são bem sucedidas; não
colocar as crianças em
situações nas quais se sabe
de antemão que estão
votadas ao fracasso
– utilizar computadores como
forma de ajudar crianças
disléxicas a superar a
habitual dificuldade em
produzir textos.
(Vídeo)"
FONTE DE PESQUISA:
Um Pacote de Formação Multimédia
para alunos, pais e professores
Guia – Vídeo BBC – Sítio Web
frequência vem à baila, quando
se fala em como ensinar
disléxicos, é a palavra
multissensorial: tentar
apresentar informações
utilizando mais do que um
canal. Se conseguirmos fazer
com que a criança seja
visualmente estimulada (para
que possa ver a informação), e
ao mesmo tempo receba
também estímulos auditivos e
quinestésicos, nomeadamente
tácteis... serão maiores as
probabilidades da informação
chegar ao cérebro».
(Vídeo: Dr. Steve Chinn)
"As técnicas para ensinar
crianças com dislexia devem
incluir:
– um ensino multissensorial
que recorra ao tacto, ao
movimento e à cor como
canais a explorar para além
da audição e da visão
– repetir e sublinhar tudo
quanto seja informação
nova, várias vezes antes de
avançar. Chama-se a isto
sobreaprendizagem
– ajudar as crianças a fazer
aquilo que conseguem fazer
bem, elogiando-as quando
são bem sucedidas; não
colocar as crianças em
situações nas quais se sabe
de antemão que estão
votadas ao fracasso
– utilizar computadores como
forma de ajudar crianças
disléxicas a superar a
habitual dificuldade em
produzir textos.
(Vídeo)"
FONTE DE PESQUISA:
Um Pacote de Formação Multimédia
para alunos, pais e professores
Guia – Vídeo BBC – Sítio Web
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