terça-feira, 29 de março de 2011

AUTISMO - COMUNICAÇÃO

DICAS DE COMO ESTIMULAR A COMUNICAÇÃO


  •  Responder a qualquer iniciativa e comunicação
  •  Apresentar objetos do interesse da criança
  •  Dar um intervalo de tempo entre mostrar e nomear um objeto.
  •  Quando fizer uma pergunta, faça perguntas abertas (que não caibam resposta com uma palavra). Tenha paciência para esperar a resposta.
  • Utilizar recursos gestuais ou visuais para melhorar a comunicação.
  •  Utilizar situações naturais e reais para estimular a comunicação.

TRABALHANDO AS EMOÇÕES COM A CRIANÇA AUTISTA


DICAS SOBRE COMO EXERCITAR A LEITURA SOCIAL
  •  Nomear as emoções na hora que elas acontecem, em situação natural Iniciar com emoções simples como alegria, tristeza, medo e após passar para emoções complexas e mais internalizadas como vergonha e orgulho.
  •   Criar pequenas estórias onde a leitura social é diferente para as diferentes óticas.
  •   Estimular empatia (simpatia pelo sentimento dos outros).
  •  Ensinar qual a resposta emocional apropriada para cada situação.

AUTISMO - ATENÇÃO

ESTRATÉGIAS PARA FACILITAR O COMPARTILHAR DA ATENÇÃO


  •  Partir de objetos e situações que a criança já mostra interesse para iniciar interação social.

  •  Utilizar estímulos visuais nas atividades pedagógicas e no dia-a-dia (organizar o horário, mostrar aonde ela vai e o que vai acontecer).

  •  Estruturar o ambiente de forma que a criança preveja o que se espera dela em cada situação.

  •  Aproveitar situações e horas naturalmente agradáveis para a criança (banho, comida) para ensinar e trabalhar conceitos.

  • Diminuir o tempo que a criança fica sozinha e sem atividade.

ORIENTAÇÃO PARA CRIANÇAS NÃO AUTISTAS QUE CONVIVEM COM AUTISTAS

   ORIENTAÇÃO PARA CRIANÇAS
 NÃO AUTISTAS QUE CONVIVEM
COM AUTISTAS







Explicar que existem crianças que querem brincar com outras crianças mas que não sabem como fazer isto. Elas não sabem como fazer amigos e não sabem falar muito bem. Por isto elas precisam de ajuda.


 Provavelmente as crianças dirão quem são estas crianças na turma.



 Orientar para caso eles vejam que esta criança está sozinha durante uma atividade ou recreio, podem tentar pegá-la pela mão para trazê-la até o grupo. Mas que é importante ser persistente pois a criança pode não responder prontamente.

 Para brincar com esta criança o ideal é tentar fazer inicialmente a mesma coisa que ela estiver fazendo e aos poucos tentar ir mudando para algo diferente que você quer fazer

 Falar devagar e com frases curtas. Brinque falando o que você está fazendo e o que pretende fazer.

 Oriente a ignorar os comportamentos estranhos como as estereotipias ou os gritos.



http://www.autismo-br.com.br/home/alfabetizacao.htm

MÉTODO TEACCH ( AUTISMO)

MÉTODO TEACCH


No Brasil é muito utilizado o método de ensino TEACCH para trabalhar com crianças autistas. Os propósitos do método são basicamente:

• Habilitar pessoas portadoras de autismo a se comportar de forma tão funcional e independente quanto possível;

• Ensinar coisas funcionais para a criança autista.



Ensinar coisas funcionais para a criança autista é a essência de um trabalho adequado e a

persistência é um grande aliado deste objetivo. As crianças autistas aprendem e entendem melhor vendo do que ouvindo. Por isso, é interessante expô-las ao máximo a esses estímulos.

Fique atenta a estes detalhes:

• É preciso atender prontamente toda vez que a criança autista solicitar e tentar o diálogo, a interação;

• Quando ocorrer de chamar uma criança autista e ela não atender, é necessário ir até ela, pegar sua mão e levá-la para fazer o que foi solicitado.

• Toda vez que a criança conseguir realizar uma tarefa, ou falar uma palavra, ou enfim, mostrar progresso reforçar com elogios.

• Quando se deseja que a criança olhe para o professor, segura-se delicadamente o rosto dela, direcionando-o para o rosto do professor.

• Pode-se falar com a criança, mesmo que seu olhar esteja distante, tendo como meta um desenvolvimento de uma relação baseada em controle, segurança, confiança e amor.

• Se a criança estiver executando uma atividade nova de maneira inadequada, é importante a intervenção rápida do professor, mesmo que para isso seja necessário segurar a mão da criança ou até mesmo dizer-lhe a resposta.



UM EXEMPLO DE SUCESSO NO TRABALHO COM AUTISTA



Um exemplo que podemos citar é Soma Mukhopadhayay, mãe de um garoto

autista, que criou um método pedagógico para estimular o relacionamento do filho com o mundo exterior. Tito é um garoto de 15 anos de idade com todos os sinais clássicos do autismo de baixo funcionamento. A mãe educadora não desistiu, tentou todos os truques que se possa

imaginar para tentar fazer com que o seu filho reagisse. Quando o encontrou olhando fixamente para um calendário, ela apontou para os números, dizendo o nome deles em voz alta. Durante uma semana, antes de completar 4 anos, Tito aprendeu a somar, subtrair e a formar palavras apontando para os números e letras escritas em um quadro.



http://www.autismo-br.com.br/home/alfabetizacao.htm