sexta-feira, 11 de março de 2011
VISÃO SÓCIO-INTERACIONISTA DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
O professor que assume uma visão de ensino aprendizagem, privilegia uma metodologia que favorece a mudança:
• propõe trabalhos ou tarefas cuja resolução seja uma relação de ajuda, que não consista em dar a resposta pronta, mas em saber fazer perguntas desafiadoras e orientadas;
• trata o erro cometido como uma resposta, para a qual a criança não desenvolveu as habilidades suficientes;
• cria alguma forma de observar e avaliar o desenvolvimento potencial;
• trata o conteúdo de cada disciplina como algo de que o aluno deve se apropriar por meio de atividades adequadas, considerando os diversos tipos de interações da criança como meio, seu conteúdo subjetivo, sua história de vida;
• propõe trabalhos diversificados, uma vez que a Zona de Desenvolvimento Proximal pode variar de aluno para aluno;
• enfatiza, enfim, o diálogo, o debate, a troca de idéias, a participação
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário