sábado, 13 de abril de 2013

Repensando o Planejamento




 É comum, para nós professores, fazermos o nosso planejamento anual a cada início de ano. Algumas vezes fazemos não mais que pequenas alterações, tentados que somos a ceder às facilidades que a tecnologia nos permite. Basta um click e já surge à nossa frente o planejamento feito no ano anterior, prontinho pra ser enviado à coordenação da escola. Basta alterarmos as datas e pronto. Pois é professor, mas para realizarmos um trabalho coerente e que venha realmente de encontro às necessidades de aprendizagem de nossos alunos precisamos ir um pouco além. A esta altura do ano seria muito interessante para nossa prática em sala de aula que nos debruçassemos novamente sobre o nosso plano anual e analisássemos se o que planejamos no início do ano vai realmente de encontro às necessidades de nossos alunos. Agora que já conhecemos melhor o nosso grupo é hora de reavaliarmos nossos objetivos, levando em consideração as especificidades de cada turma. Será que o meu planejamento do início do ano está aquém ou além das possibilidades do grupo? Será que esta estratégia é mesmo a melhor para alcançar o objetivo com aquele grupo de alunos? Posso ousar um pouco mais aqui, "puxar" o meu grupo para que avance um pouco mais ali...Repensar, esta é a palavra de ordem. É de vital importância que o professor esteja disposto a reavaliar, reciclar, renovar a cada bimestre ou pelo menos a cada semestre as suas prioridades, os seus objetivos e redefinir junto com o seu grupo de alunos o que foi planejado inicialmente. O planejamento deve ser moldado de acordo com os alunos e não o contrário.

Sílvia Maia - Coordenadora Pedagógica

  

Nenhum comentário: