Os sintomas ou características
específicas mais comuns da dislexia são os seguintes:
Em relação à leitura
- Leitura titubeante, claudicante;
- Troca de grafemas (letras) semelhantes: p q b d;
acréscimos, inversões, omissões e repetições de grafemas;
- Falta de ritmo, lentidão, falta de pontuação,
repetição ou salto de linha, leitura mecânica ou inexpressiva;
- Não compreende, não interpreta o que lê;
- Não gosta de ler, foge das situações em que tem de
ler, nega-se a fazê-lo.
Em relação à escrita
- Escrita espelhada;
- Mistura de grafemas maiúsculos com minúsculos;
- Repetição de grafemas, sílabas ou palavras;
- Dificuldade em utilizar os elementos gramaticais e
a estrutura sintática da frase (na percepção do tempo, gênero e número das
palavras e na função sujeito + verbo + complemento);
- Escrita repassada, rasurada;
- Lentidão (para registrar um ditado, para copiar da
lousa, para responder a uma questão, na escrita espontânea, etc.);
- Trocas visuais (ex.: p q d b), auditivas (ex.:
t/d, v/f, j/ch/x, k/g, p/b) e espaciais, tais como: omissões (ex.:
escola/ecola), acréscimo (ex.:fique/fiaque), inversões (ex.: prato/parto),
aglutinações (ex.: o menino é legal/omenino é legal), dissociação (ex.: o vagalu
me) de grafemas e apresentação de logatomas (palavras sem significado. Por
exemplo: mineque, bidama, lofima);
- Escrita de numerais, apresentando a rotação de
algarismos (ex.: 6/9);
- Inversão de algarismos ou troca por outro de som
semelhante (ex.: 24/42; 60/70).
Outros
- Dificuldade na aquisição e desenvolvimento das
habilidades lingüísticas de uma maneira geral;
- Dificuldade para aprender seqüências referentes ao
dia, à semana, ao mês, ao ano;
- Dificuldade com análise e síntese do som de uma
palavra;
- Dificuldade na linguagem e na fala: vocabulário
pobre, disnomias (dificuldade em nomear ou reconhecer nomes de pessoas, coisas e
objetos), sentenças curtas e imaturas;
- Reconhecimento pobre de rima e aliteração
(repetição de letras ou sílabas no início da palavra. Por exemplo: “casa,
casado, casamento; tapa, tapado, tapete);
- Desatenção e dispersão;
- Dificuldade com a coordenação motora fina:
disgrafia (dificuldade para escrever letras, numerais, sinais...) e desenhos;
- Dificuldade com a coordenação motora grossa:
“desengonçado” nas aulas de Educação Física, por exemplo;
- Desorganização geral: do material escolar, nos
trabalhos escolares (lição de casa, pesquisas, etc.);
- Dificuldades visuais: postura da cabeça,
desorganização no espaço da folha do caderno, confusão entre direita e esquerda
(lateralidade), dificuldade para ler mapas, manusear dicionários, etc.;
- Dificuldade com a memória imediata: instruções,
dígitos, tabuadas, fonemas, etc.;
- Dificuldade para ordenar e resolver problemas de
matemática (discalculia) e desenho geométrico;
- Dificuldade com a perspectiva no desenho;
- Dificuldade para aprender língua estrangeira. O
Inglês, por exemplo, possui fonemas e grafemas não utilizados em Português e é
regido por sintaxe diferenciada;
- Problemas de conduta na sala de aula:
“exibicionismo”, timidez, recusa em fazer e participar de atividades.
(http://www.ensm.org.br/orientacao_educacional/dislexia/caracteristicas_dislexia.htm
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