sexta-feira, 11 de março de 2011

NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO SÓCIO-INTERACIONISTA (VYGOTSKY)


Para aprendermos algo, temos que estar emergidos em um meio, onde nos possibilite, o contato com aquilo que queremos aprender. “O ser humano cresce num ambiente social e a interação com outras pessoas é essencial ao seu desenvolvimento”. Por isso, Vygotsky dividiu os níveis de desenvolvimento da seguinte forma:

• desenvolvimento real: é o já adquirido ou completado (a criança faz sozinha);

• desenvolvimento potencial: é a capacidade de aprender com ajuda de outra pessoa.

Esta capacidade de aprender, é chamada de Zona de Desenvolvimento Proximal e consiste na distância entre os níveis de desenvolvimento real e o potencial. Cabe ao professor, identificar os dois níveis para ajudar a criança a desenvolver sua potencialidade de aprender, orientando-se pelo nível de desenvolvimento real.
A prática pedagógica é o reflexo do conceito que o professor tem do ser humano, da sociedade, da educação, etc. Assim, a metodologia de alguém que vê o homem como ser passivo, tende a não propor desafios, fornecendo respostas prontas; não estimula a discussão e prefere o silêncio.

Nenhum comentário: