quarta-feira, 7 de setembro de 2011

A SÍNDROME DE WILLIANS


SINDROME DE WILLIANS - CARACTERÍSTICAS
Também chamada de Síndrome da simpatia, interagem muito bem com adultos, mas tem dificuldades em se relacionar com outras crianças. Eles são falantes, sorridentes e demonstram uma sociabilidade excessiva. São os portadores de uma desordem genética rara, a síndrome de Williams. Ela atinge uma entre 15 mil pessoas e é caracterizada por uma combinação peculiar de sintomas. Além de muito amigáveis, os indivíduos podem ter alterações renais e cardiovasculares importantes, como estenose da válvula aórtica (defeito no funcionamento dessa estrutura cardíaca). Apresentam dificuldade de visão espacial e em alguns casos a aprendizagem em matemática torna-se praticamente impossível. Simultaneamente, às dificuldades de aprendizagem na escola e hiperatividade, podem também revelar um talento musical impressionante, habilidade para idiomas e sensibilidade auditiva. Tem muito medo de altura, escadas e superfícies irregulares como a areia, tapetes e a relva, preocupação excessiva com determinados assuntos ou objetos, baixo timbre de voz.
Apresentam dificuldades no desenvolvimento motor. Pessoas com SW geralmente são hiperativas. Na escola é preciso deixar o portador da síndrome sair da aula quantas vezes quiser para ir ao banheiro. “Crianças com Williams pedem para fazer xixi várias vezes num curto espaço de tempo.” Essas crianças costumam irritar-se com facilidade, possuem uma grande sensibilidade auditiva e dificuldades para se alimentar. Estimular o contato do aluno com os colegas é fundamental para o desenvolvimento escolar. A criança com SW demonstra um alto grau de ansiedade, portanto o professor deve estar muito atento à forma como será feita a abordagem de determinados assuntos para que não desencadeie na criança um quadro de ansiedade que culmine em perda do sono, stress ou descontrole do sfíncter. eles podem descrever infortúnios secundários como tragédias principais. Se a criança fala repetidamente sobre um assunto, ou um jogo de perguntas que ele sempre pergunta, é aconselhável o pessoal da escola ignorar. Se eles responderem toda vez que surgir o tema, a criança será encorajada lhes perguntar novamente e novamente. Algumas vezes falam repetindo frases ou palavras que ouviram de alguém. Também podem refazer a pergunta que um colega acabou de fazer, nesse caso é interessante pedir que ele repita a resposta que foi dada pelo professor àquele colega. As crianças com SW estão freqüentemente motivadas para trabalhar com material que utiliza a imagem como: fotos, vídeos e figuras, onde pode ser utilizada como ferramenta de ajuda para acompanhar o ensino verbal. O excelente vocabulário expressivo é uma característica marcante das crianças com SW. É freqüente as crianças utilizarem palavras e frases pouco usuais.

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