O termo 'dificuldade de aprendizagem' começou a ser usado na década de 60 e até hoje - na maioria das vezes - é confundido por pais e professores como uma simples desatenção em sala de aula ou 'espírito bagunceiro' das crianças. Mas a dificuldade de aprendizagem refere-se a um distúrbio - que pode ser gerado por uma série de problemas cognitivos ou emocionais - que pode afetar qualquer área do desempenho escolar. Crianças com dificuldades de aprendizagem geralmente apresentam desmotivação e incômodo com as tarefas escolares gerados por um sentimento de incapacidade, que leva à frustração.
Neste caso, a orientação da psicóloga é de "valorizar o que a criança sabe para fortalecer sua auto-estima". Mostrar para a criança o quanto ela e boa em tarefas na qual ela tem habilidade e incentivá-la a desenvolver outras tarefas nas quais ela não é tão boa, é fundamental. As dificuldades de aprendizagem são representadas por determinados aspectos considerados freqüentes, como:
- Hiperatividade;
- Problemas psicomotores;
- Problemas gerais de orientação;
- Labilidade emocional;
- Desordem de atenção, memória e raciocínio;
- Impulsividade;
É importante que todos os envolvidos no processo educativo estejam atentos a essas dificuldades, observando se são momentâneas ou se persistem há algum tempo.
Um comentário:
Fiquei muito feliz em ver o comentário a respeito da dificuldade na aprendizagem.
Realmente devemos estar sempre atentos a esse tipo de comportamento.
Postar um comentário